Os assuntos mais cobrados na prova dos Correios

Com déficit de pessoal, os Correios devem realizar concurso público ainda em 2015, um dos processos seletivos mais esperados. As vagas são para operacional (auxiliar administrativo) e carteiro, todas exigindo apenas nível médio, o que torna a concorrência ainda maior. Estima-se que no próximo concurso dos Correios a concorrência seja de mais de 6o0 pessoas por vaga, isso porque já houveram diversos anúncios de vagas sendo abertas para este certame. 

concurso correios

O conteúdo programático dos Concurso dos Correios é de apenas três disciplinas: português, matemática e informática. Isso é uma vantagem para o concurseiro preparado há alguns meses para certames mais difíceis como o TRT e TRE e para o iniciante que não familiarizado com disciplinas de direito. Contudo, se é fácil para um concurseiro, é fácil para todos, por isso começar a estudar o quanto antes é indicado. E essas três disciplinas são base para diversos certames. Logo, você jamais vai perder tempo estudando para tal concurso porque vai aproveitar o conhecimento para diversos outros processos seletivos muito bacana e até mais fáceis de serem aprovados, como prefeituras de sua cidades.

O que estudar para o concurso dos correios?

Português – a base da prova possivelmente é interpretação de texto, por isso foco em entendimento do conteúdo por mais fácil que ele seja. No geral a prova é de cinco alternativas onde você deve marcar o que compreendeu sobre a proposta do texto, tirados de veículos de comunicação (jornais, revistas e sites de notícias) ou de obras literárias nacionais. Um foco especial em gramática, o básico, como formação de palavras, singular e plural. Análise sintática é um dos assuntos mais cobrados neste e em outros certames de nível médio, com foco em verbos transitivos direto e indireto. Entender o uso dos porquês e da crase garante ao menos duas questões.

Matemática – se está longe do ensino médio há um tempo é preciso voltar para uma grande revisão do conteúdo programático como operações básicas, teoria dos conjuntos, problemas aritméticos e equações de primeiro e segundo grau. Atenção especial à geometria espacial, que sempre cai com problemas de volume ou área de figuras planas, disciplina básica encontrada em qualquer livro de ensino médio. Exercite problemas de medidas também, em especial o andamento da vírgula, um dos erros mais comuns no momento de marcar o gabarito.

Informática – informática para concursos públicos parece uma disciplina bem simples, mas realmente não é. Você precisa entender não apenas como usar o computador, mas foco em teclas de atalho de programas do word e fórmulas básicas do excel. O windows XP já não é mais cobrado. Fique com as diferenças entre windows 7 e 8. O pacote Libre Office, alternativa para o pacote Office do windows com código livre sempre é cobrado em tais certames. Não se esqueça de revisar navegadores de internet, diferenciais entre eles e Internet. De redes sociais é preciso saber o básico de como usar e suas funções, mas dominar segurança da informação, uso de email é crucial. Foque em tipos de vírus também, como combater e a função do anti vírus em seu computador.

Deixe um comentário