Os benefícios da castração de cães e gatos

A castração de cães e gatos ainda não é uma prática constante dos donos de animais. Isso infelizmente causa números alarmantes de animais nas ruas e pode causar problemas futuros para a saúde do seu pet. Mesmo não sendo uma prática constante no Brasil, é importante aos donos de animais domésticos começar a pensar na castração como uma forma de cuidar do seu animal.

castracao-caes-gatosBenefícios da castração de cães e gatos

Um dos maiores benefícios da castração canina e felina ainda é o controle populacional. Você sabia que o gato não entra na menopausa e os cachorros apenas param de entrar no cio com em média 14 anos? Os gatos são os mais alarmantes em números quando se fala em população, aumentando por consequência o número de animais abandonados.

Uma gata entra no cio cerca de 15 dias após o seu parto e já pode gerar novos filhotes. Com gestação de três meses, a média de filhotes por vez é cinco. Uma única gata ao ano pode gerar vinte filhotes. Imagine vinte novas fêmeas gerando cada uma vinte filhotes ao ano, uma vez que a partir dos 6 meses ela já pode gerar mais filhotes. Em um ano teremos mais de 100 novos gatos abandonados ou em busca de um lar, que sabemos que nem sempre conseguimos.

Outro dos benefícios importantes da castração de cães e gatos é as chances de câncer de útero, em especial em cachorros. Algumas raças são mais propensas e desenvolver tumores por conta de desregulação hormonal e problemas uterinos de um cio tardio. O uso de anticoncepcional também causa danos em tais animais e aumentam as chances de câncer de útero e outras doenças. Com a castração as chances são bem menores.

Preço da castração de cães e gatos

Os valores de castração de cães e gatos variam bastante, por isso é importante fazer uma pesquisa em sua cidade. Alguns veterinários trabalham com o que se chama castração social, com preços abaixo dos R$ 100. Mas na maior parte das vezes os custos não são menores que R$ 300, em especial se for usada a anestesia inalatória, menos danosa para o animal e de mais rápida recuperação.

Deixe um comentário