Passo a passo para tirar a habilitação

Tirar a carteira nacional de habilitação hoje em dia é um processo bem mais complicado do que seria há 10 anos atras. Hoje não dá para faltar as aulas, pois suas digitais são registradas na entrada e na saída. Também é preciso pagar taxas bem mais caras e o carro em que será feito o exame é do Detran, e não da auto escola, como era antes. O processo é simples, contudo, mas um pouco demorado.

103810922152455102610903114626auto-escola

1 passo – ir até uma auto escola

Para poder ter uma Carteira Nacional de Habilitação ou CNH é preciso ir até uma auto escola regulamentada e se cadastrar. O pagamento varia em diversas cidades, podendo chegar a R$ 3 mil, o que inclui taxas do órgão responsável, aula teóricas e práticas. Depois de tudo pago, é preciso aguardar o começo das aulas teóricas. O valor varia se será uma habilitação tipo A (moto), tipo B (carro), ou tipo AB (carro e moto). As demais classificações só podem ser tiradas se houver ao menos um ano como motorista permanente nas classificações acima. 

2  passo – aulas teóricas

O conhecimento teórico é tão importante quanto o prático. O total de aulas teóricas é de 26 horas teóricas, o que é considerado hábil para um aluno poder fazer o teste e partir para as aulas práticas. O mini curso pode ser seguido, somando duas semanas de aula se a auto escola as fizer seguidas. Os conhecimentos transmitidos nas aulas são direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e meio ambiente. A maior parte das auto escolas faz um simulado com o aluno e o envia para o teste do Detran apenas se ele acertar 24 questões. A cada aula o aluno deve passar a sua digital para registrar a sua presença três vezes: ao inicio, meio e final da aula.

tirar habilitação

3 passo – prova teórica

A prova teórica é computadorizada e o resultado sai na hora. Com hora marcada, o aluno vai até a sede do Detran de sua cidade e deve responder 30 questões, precisando acertar ao menos 21 delas. Caso acerte menos que isso, será reprovado e deverá refazer a prova. Após ser aprovado, o aluno irá para a parte prática, pois terá licença para dirigir em carro autorizado.

4 passo – aulas práticas

As aulas práticas cobradas pelo Detran a nível nacional é de 20 aulas práticas de 45 minutos cada para habilitação para carro e 15 aulas práticas de habilitação para moto. O aluno pode no máximo fazer duas aulas por dia, uma forma de garantir que ele não vai rodar o dia inteiro e se sentir hábil para a prova. Há um sistema de digitalização também todas as aulas com envio da informação para o Detran.

5 passo – prova prática

Em pátio fechado, o aluno deve fazer a sua prova em um circuito que simulam trânsito, baliza e garagem. Se o carro estancar duas vezes o aluno é reprovado direto. A prova prática dura em média 30 minutos, pois outros alunos estão fazendo ao mesmo tempo. Quando aprovado, cinco dias depois a habilitação será emitida e o aluno já pode dirigir por um ano, após se tornar um motorista e trocar a habilitação por uma definitiva.

Deixe um comentário