Praias de Jericoacoara – Ceará.

O nome “Jericoacoara” deriva do tupi-guarani yuruco (buraco) + cuara (tartaruga), ou seja, ‘buraco das tartarugas” – devido à ocorrência de desova de tartarugas marinhas na praia.

Jericoacoara é um Parque Nacional situado a 300 km ao lado oeste de Fortaleza. Agrupa diversas belezas naturais para vários gostos, sendo assim um lugar privilegiado.

Não podemos deixar de destacar que sua beleza é tanta que em 1994 o jornal americano “Washinton Post” a escolheu como uma das dez mais belas praias do mundo.

Sua beleza é natural. A vila não possui postes de iluminação para preservar a luz da lua e das estrelas, as ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, portanto fique ligado, é necessário veiculo 4×4 para chegar.

Jericoacoara é um lugar extraordinário incomparável com o mundo moderno das grandes cidades, com corre-corre, engarrafamentos e filas intermináveis. As ruas de areia, os quilômetros de praias virgens… Tudo tem preservado o toque da natureza.

Entre as praias, todas de beleza única, podemos destacar a praia do Preá, lá é o paraíso para quem pratica ou quer aprender Kitesurf.

Tem também Mangue Seco e Guriu : Fica somente a 10 minutos do centro de Jericoacoara.

Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia chegado ainda as estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro, o escambo era a moeda principal.

Trocava-se de tudo, como peixe por arroz, e assim por diante. Mas se você quer conhecer Jericoacoara não precisa se privar do luxo. Tudo que desejar, você pode ter em Jericoacoara; desde massagens a boa gastronomia, com bares tranquilos a casas com música ao vivo, lá existe excelentes Hotéis e pousadas em jericoacoara para todos os gostos.

A cidade ganhou fama por ser uma das mais belas e extensas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce. Em 1984, uma lei federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional.

Deixe um comentário