Previna e proteja-se da Acne

Um pouco sobre a acne

A acne,  doença dermatológica (de pele), mais frequente na juventude, quando o nível de hormônios sexuais elevados causam o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de bolhas e pontos negros principalmente na face, costas peitos e ombros.

Quando os poros bloqueados infeccionam, aparecem bolhas com pus, espreme-las podem causar agravamento da infecção, e deixar cicatrizes.

Controle

Existem muitos tratamentos que podem ajudar no controle da acne. Hoje no mercado, existem vários produtos, como por exemplo, sabonetes, cremes higienizantes e adstringentes para o tratamento da pele que sofre com a doença. O ideal e controlar a oleosidade da pele um dos fatores que também causam a doença. Usar medicamentos tópicos (loções e géis) é uma boa opção, e em casos piores podem ser usados antibióticos. A mais recente opção de tratamento é o uso do Roacutan – isotretinoína, mais indicada apenas para acnes de graus elevados, devido aos efeitos colaterais e outros riscos, como por exemplo mulheres usando esse medicamento não podem engravidar, pois o feto pode apresentar má formação.

Tratamento

Existem uma grande diversidade de tratamentos para a acne, porém muitos desses tratamentos ainda não tiveram seu efeito comprovados cientificamente. Porém combinar tratamentos podem reduzir a acne em muitos casos. Tratamentos com efeito maior deve ser acompanhados por um dermatologista. Veja a seguir alguns desses tratamentos.

Esfoliação da pele

Através da esfoliação a acne pode ser reduzida, e esse tratamento pode ser feito manualmente ou através de produtos químicos como o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico. Esses produtos atuam prevenindo o acumulo de células mortas e ajudam a desobstruir os poros.

Antibióticos tópicos e orais

Aplicando antibióticos na região afetada pela acne ela pode reduzir e até mesmo desaparecer. Você pode optar por antibióticos orais que são geralmente utilizados em casos mais graves baseados em princípios ativos.

Tratamento hormonal

Tratamentos hormonais podem ser aplicados em mulheres, um tratamento que consiste em ingerir contraceptivos orais (hormônios femininos) que vão neutralizar os efeitos de excesso de hormônios masculinos.

-Retinóides orais

Agem na redução de secreção de sebo das glândulas. O tratamento consiste na ingestão diária dos derivados da vitamina A como a isotretinoína ou ácido isotretiónico por aproximadamente de 4 a 6 meses. Esses ácidos tem mostrado muitos resultados positivos no tratamento da acne podendo melhorar ou curar totalmente cerca de 80% dos pacientes que são tratados dessa forma.

Este tratamento requer um acompanhamento muito próximo de um médico dermatologista, pelo fato de haver efeitos colaterais, os quais podem ser graves se não controlados. Destes efeitos os mais comuns são a desidratação da pele e sangramento nasal (devido a desidratação da mucosa nasal). Esse tratamento pode também afetar o fígado do paciente por isso é muito recomendado ao ser tratado com retinoides orais, a pessoa deve fazer exame de sangue antes durante e depois do tratamento. É também recomendado que esse tratamento não seja feito enquanto a mulher estiver grávida, pois pode causar deficiência no feto. Por isso esse tratamento também é feito acompanhado de métodos contraceptivos ou abstinência sexual.

Cura

Apesar de todos os tratamentos e métodos para sua diminuição ou extinção, a acne não tem uma cura específica, pois acne não é uma doença específica. Sendo uma doença causada em base de outros fatores, a sua cura tem ramificações, e dai vem as metodologias. Reconhece-se o peróxido de benzoíla eficaz contra a bactéria da Acne. A acne diminui com a idade, devido o controle dos hormônios pelo organismo, e normalmente acaba após os 20 anos. Em outros casos ela pode aparecer após a adolescência, desencadeada por desiquilíbrio hormonal, mais frequente em mulheres.

Deixe um comentário