Qual é a diferença entre gasolina, diesel e óleo combustível?

Gasolina, óleo diesel e óleo combustível são todos os produtos petrolíferos. O petróleo é uma mistura encontrada na terra composta de petróleo bruto e gás natural. Enquanto os produtos que são derivados do petróleo do mundo moderno são diversos, o petróleo bruto é de pouca utilidade até ser refinado. É o processo de refinação de petróleo bruto que converte em gasolina e outros derivados.

Gasolina

O petróleo bruto é uma mistura complexa de hidrocarbonetos encadeados em diferentes comprimentos. Essas cadeias têm características e propriedades diferentes e formam a base para os produtos individuais criados do petróleo cru. Para ser capaz de converter estas correntes de hidrocarbonetos em gasolina, combustível diesel, óleo combustível e outros produtos petrolíferos, eles têm de ser separados.

O petróleo bruto é separado através de destilação. Durante o processo de destilação, o petróleo bruto é aquecido a uma coluna de destilação. Tabuleiros são colocados em diferentes alturas na coluna. À medida que o óleo cru é aquecido, os vapores formados durante o processo de ebulição subem. As cadeias leves levam mais tempo para condensar e se recolher nos tabuleiros na parte superior e as cadeias pesadas condensam e recolher mais rapidamente nos tabuleiros para o meio e fundo da coluna de destilação. Depois de terem sido separados, eles são ainda tratados por meio de vários processos diferentes para criar os produtos de petróleo.

Gasolina (1)

Como se forma a gasolina

A gasolina é formada a partir de cadeias mais curtas e mais leves do que qualquer um dos hidrocarbonetos diesel ou óleo combustível. A gasolina é leve, extremamente volátil e evapora rapidamente. Estas qualidades contribuem para motores movidos a gasolina terem mais potência e aceleração que um motor diesel . No entanto, a gasolina não é tão eficiente como um combustível diesel ou óleo combustível. Ela produz cerca de 124 mil unidades térmicas britânicas (BTUs) de energia por galão (3,79 litros), enquanto um motor diesel produz cerca de 139 mil BTUs de energia por galão (3,79 litros).

O diesel é um produto de peso médio mais pesado do que a gasolina. Ele tem a aparência de óleo e é frequentemente chamado de óleo diesel . Ele não evapora tão rapidamente nem é tão volátil como a gasolina. Demora menos no  refino de petróleo bruto para fazer combustível diesel, que muitas vezes faz com diesel mais barato do que a gasolina. O aumento da quilometragem e baixo custo diesel fazem deste combustível uma escolha popular.

O óleo combustível é utilizado para o aquecimento de casas e é um pouco mais pesado do que o combustível diesel. Para uso residencial, ele produz aproximadamente a mesma quantidade de BTUs, como diesel e tem uma volatilidade baixa, o que o torna ideal para aquecimento residencial. 

Deixe um comentário