Saiba a diferença entre alimentos Light e diet

Existe uma duvida muito cruel quando o assunto é comida light ou diet. Ao contrário do que muitos pensam existe sim diferença entre alimentos lights e diets. Em primeiro lugar todos devemos saber que um mesmo produto pode ser denominado como diet ou light, dependendo da quantidade de um determinado nutriente ou calorias que possua.
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Diet são dois tipos de alimentos: os que são indicados as dietas com restrição de nutrientes (carboidratos proteínas, gorduras, sódio) ou os indicados para dietas com ingestão controlada de alimentos, para controlar peso ou açúcares.
Já o termo light é empregado para os alimentos que tem uma redução mínima de 25% de uma determinada caloria ou nutriente comparado com a composição original.
Concluindo produtos diet é ideal para pessoas que não podem ingerir certos nutrientes como o açúcar, sódio, glúten, gordura ou o colesterol, ou para quem está entrando em uma dieta de emagrecimento e reeducação alimentar, e os lights utilizados também por diabéticos, pessoas que possuem problemas com colesterol e alergias, dependendo da restrição alimentar que cada um possui.

Deixe um comentário