Saiba como funciona a aposentadoria

Após passar toda a vida trabalhando, todo mundo merece ter um pouco de descanso quando chega a idade. É por isso que existe a aposentadoria, que é uma forma de garantir o seu descanso sem se preocupar em trabalhar para ganhar dinheiro. Hoje em dia existem diversos tipos de aposentadoria, sendo assim envelhecer não é o único modo de poder se aposentar.

Uma pessoa pode se aposentar apresentando as seguintes circunstâncias:

Por idade: Quando a pessoa chega em determinada idade ela passa a ter o direito de sua aposentadoria, tendo como idade mínima para trabalhador urbano do sexo masculino 65 anos e do sexo feminino 60 anos e para trabalhador rural do sexo masculino 60 anos e do sexo feminino 55 anos.

Invalidez: A pessoa passa a ter direito a sua aposentaria a partir do momento que, por motivo de acidente ou doença, passa a ser incapaz de exercer seu trabalho ou algum serviço que lha traga sustento. Deixando de ter o beneficio quando se recupera e volta a trabalhar.

Especiais: Caso a pessoa tenha trabalho em locais com condições que prejudique sua saúde e/ou integridade física.

Tempo: A pessoa recebe de forma proporcional ou integral, tendo como período de contribuição o período que trabalhou com a carteira assinada.

Se você trabalha a algum tempo com a carteira assinada e tem vontade de saber quanto tempo ainda é necessário trabalhar para que possa se aposentar, no site do Ministério da Providencia Social que é http://www.previdenciasocial.gov.br/ você pode disponibilizar de um simulador de aposentadoria, onde o interessado pode saber o quanto ainda é necessário trabalhar para ter sua aposentadoria por tempo de contribuição. Basta ter em mãos o seu NIT, ou PIS, ou PASEP, ou CICI para poder fazer o calculo.

Deixe um comentário