Dicas e informações sobre semi joias banhadas e folheadas

Usar semi  jóias banhadas de ouro e prata sempre esteve na moda, e essa é uma coisa que nunca vai deixar de estar.

Porém esse é um tipo de artigo caro, e é muito difícil achar uma joia por um preço acessível. Para acabar com esse problema foram inventadas as semi-jóias banhadas, que não são de ouro ou prata puro, mais são revestidos por eles.

Porém quando a questão é semi-jóias existem dois tipos: as banhadas e as folheadas. Muitas pessoas acham que não, mais existe uma diferença entre elas.

semi-jóias

semi jóias ( Foto: Divulgação/Google )

Semi joia banhadas como conservar 

As peças folheadas consistem em mergulhar um metal-base em uma solução de sais de ouro e ligá-lo à uma corrente elétrica. Ao lado dele, mergulha-se uma barra de ouro ligada ao outro pólo de corrente elétrica, que tem, nessas condições, a propriedade de transportar o ouro pelo líquido e depositá-lo sobre a peça a ser dourada.

A espessura desta camada dependerá do tempo de douração (ficar dourada). Uma boa douração tem a espessura de 0,02 mm ou 20 microns. Peças que possuem uma espessura inferior a 5 microns são consideradas populares e de qualidade duvidosa.

Já as banhadas são feitas geralmente de cobre e depois recebem apenas um banho de ouro e por isso perdem a cor. Agora a diferença é que a semi joia banhada recebe apenas um banho, e a semi joia folheada recebe vários banhos o que torna a peça banhada mais frágil.

semi jóias  ( Foto: Divulgação/Google )

semi jóias ( Foto: Divulgação/Google )

Você não deve:

– raspar a peça ao apoiar o braço em superfícies rústicas;

– esbarrar em paredes ou bordas de piscinas;

– usar o produto durante o manuseio de areia ou material abrasivo;

– enroscar a peça em algum outro objeto;

– levantar objetos pesados que causam deformação da peça;

– quebra de pedras por queda do produto;

– outras formas inadequadas como fazer limpeza, lavar roupas, etc.

Evite usá-la:

– Na praia, pois o contato com água salgada, misturada à areia, certamente irá danificá-la causando a corrosão pelo efeito da salinidade;

– Na jardinagem, pois o manuseio da terra e adubos químicos poderá afetar o folheado;

– Nos serviços domésticos, uma vez que o folheado poderá sofrer alterações causadas por produtos químicos.

Produtos de beleza:

– Os cremes, loções e óleos se infiltram nos espaços entre a pedra e a base deixando a peça opaca e causando deterioramento.

– O melhor é não usar quando estiver em contato com estes produtos ou aguardar a absorção destes produtos pela sua pele antes de usar .

2 Comentários

  1. Maria C Rodrigues says:

    Outra dica é limpar a bijouteria folheada após o uso com uma flanela macia e manter as peças sempre no lugar certo, organizadas, separadas, pois irá contribuir para que elas tenham uma maior durabilidade.

  2. LEONARDO BELTRAN says:

    Por favor, eu preciso saber os nomes de algumas empresas produtoras de semi-jóias no Brasil. Eu sou colombiana e estou procurando fornecedores. Obrigado!

Deixe um comentário