Técnicas de como ajudar a criança a ler melhor

leituraSabemos o quanto os adultos são importantes no decorrer do aprendizado de uma criança. Por esse motivo a participação deles é essencial para que esse aprendizado seja melhor e mais fluente em todas as áreas, inclusive na escrita e na leitura. Apesar do trabalho que é feito em escolas, os pais e/ou acompanhantes que vivem junto com o menor também podem colaborar com isso através de pequenos exercícios de ajuda para os pequenos. Sabemos que saber ler é um passo enorme para colaborar, inclusive, com a escrita dos mesmos, afinal um acaba desenvolvendo o outro. Mas afinal, como ajudar as crianças a lerem melhor? Como fazer com que seu filho ou sobrinho se interesse mais pela leitura?

saiba quaisa as tecnicas usadas para criança ler melhor

Especialistas sempre dizem que a melhor forma de fazer uma criança se estimular pela leitura é através de histórias em quadrinhos. Elas são, inegavelmente, a melhor técnica utilizada pelos educadores para estimular a leitura das crianças. Obviamente que acompanhadas por um adulto, a criança acaba aprendendo a fazer ligações entre cenas e se interessa por aquele material que tem em mãos. Os quadrinhos podem ajudar muito uma criança que tem dificuldades ou preguiça de encarar a leitura como uma responsabilidade. Qual a melhor forma de tornar algo apetitoso para uma criança que não seja um hobbie?

Caso o problema com seu filho seja o caso dele não conseguir formar palavras corretamente, uma técnica boba, porém bastante eficaz, é a da famosa sopa de letrinhas. Por que não sugerir para a criança que ela só pode se alimentar quando formar uma palavra, a mais simples que seja? Com o auxilio também dos pais, ajude a criança a “pescar” as letras corretamente e estimule sua percepção na formação de palavras. Existem diversos jogos educativos que também se utilizam desse método, mas garanto que se alimentar e aprender é uma forma muito mais “deliciosa” de se ensinar algo.

Se seu filho tiver dificuldade de leitura em um nível muito diferencial, não pense duas vezes antes de chamar um médico especialista. Em alguns casos o tratamento profissional é realmente necessário com as crianças.

Deixe um comentário